12 dezembro, 2006

Ponha aqui o seu pezinho, devagar, devagarinho…

" They always say time changes things, but you actually have to change them yourself"
Andy Warhol

Se todos tivessem uma pegada semelhante à minha, iríamos precisar de 2,3 Planetas Terra, e Vocês? http://ecofoot.org/ Vá, sem medos, calcula a tua! Dá que pensar…

Cada um de nós, no seu dia-a-dia, provoca um determinado impacto no Planeta. As nossas opções enquanto consumidores, a forma como nos deslocamos, a quantidade de resíduos que produzimos e até o tipo de alimentação que consumimos, implicam o uso de uma determinada porção de recursos naturais. A Pegada Ecológica constitui uma forma de medir o impacto humano na Terra. Este conceito exprime a área produtiva equivalente de terra e mar necessária para produzir os recursos utilizados e para assimilar os resíduos gerados por uma dada unidade de população. Dito de outra forma, a Pegada Ecológica expressa a quantidade de “Planeta” que determinada pessoa necessita para manter o seu estilo de vida, e saber quantas “Terras” seriam necessárias para sustentar uma população humana em que todas as pessoas tivessem um modo de vida similar a esse.
O grande objectivo desta ferramenta é ajudar todos a tomarem consciência do impacto ambiental que provocam no Planeta, e estimular cada um individualmente a tentar reduzir esse impacto negativo.

2 Comments:

Blogger MKB said...

Xi... 3.2. Como é possível que a minha seja maior do que a do Abrantes?? Eu nunca ando de carro, ando quase sempre a pé, faço pouco lixo, raramente como carne. Claro que não faço ideia de quantos litros consumo aos 100km, nem quantos m2 tem a minha casa, mas mesmo assim...

12:40  
Blogger São Domingos said...

3.4, acho que sou o peso pesado do grupo. Por mim tudo bem. Vejam lá se diminuem os vossos gastos para compensar os meus! :p

12:28  

Enviar um comentário

<< Home